OS PRIMEIROS ANOS DO AMADORES DE PESCA DO MARCO

OS PRIMEIROS ANOS DO AMADORES DE PESCA DO MARCO      O Clube inscreve-se na Associação Regional do Norte de Pesca Desportiva e na Federação Portuguesa de Pesca Desportiva e inscreve, também, em termos individuais, um determinado número de praticantes.

      Inicia a sua actividade e, no imediato, colhe resultados desportivos relevantes.

      Saliente-se aqui e agora o Trofeu conquistado no Concurso Internacional do Sporting de Tomar, ganho por uma equipa do Amadores de Pesca do Marco, constituída pelos seguintes praticantes: José Moreira Novais, Albertino Rodrigues, Jorge Pinto Teixeira e António Sousa Meireles.

      José Moreira Novais e Artur Rafael de Magalhães Barros e Castro, na altura da formação do Clube já eram praticantes desportivos e estavam inscritos no Caça e Pesca de Amarante. Após a criação do Amadores de Pesca do Marco, pediram a sua transferência para este Clube.

      Manuel Vieira da Silva, desde cedo, mostra o seu desempenho na arte de bem pescar, sendo um autêntico campeão. Não é o atleta que trás resultados imediatos para a Colectividade mas, contudo, acaba mesmo por ser seu Campeão. Infelizmente, e bastante novo, deixou de fazer parte do número dos vivos. Paz à sua alma.

      O Clube inscreve-se em diversas competições sejam elas oficiais ou particulares e os seus praticantes desde logo, com o seu saber e com a sua perspicácia para a Pesca, obtêm resultados que guindam a Colectividade aos lugares cimeiros daquela actividade desportiva.

      Granjeia amizades de Norte a Sul do País e, não podemos esquecer aqui e agora as pessoas do senhor Henrique, de Tomar, e do senhor Lobo, de Vila Real, pessoas que foram e são indefectíveis amigos do Amadores de Pesca do Marco, tornando-se associados do Clube.

      Conquistam-se valorosos trofeus a nível individual e colectivo que fazem a inveja de Clubes que muito antes de nós já existiam e que possuíam um grande prestígio na Pesca Desportiva de Rio.

      O Amadores de Pesca do Marco é uma Colectividade que é considerada em todo o lado, já que, é um Clube de gente de valor, tanto no aspecto desportivo, como no da ética, porquanto, no seu seio, alberga praticantes que, sem desprimor para outros desportistas Marcoenses e não só, sabem respeitar não só as suas famílias como a terra que os viu nascer.

      As primeiras reuniões são levadas a efeito na antiga Assembleia Marcoense e, como naquele local não existiam condições de trabalho, os dirigentes solicitam a colaboração da Câmara Municipal para, lhes ceder um espaço, no Jardim Municipal, a qual desde logo e tendo em atenção os resultados desportivos já obtidos, ficou sensibilizada para o pedido, cedendo ao Clube uma área não muito espaçosa, onde tinha funcionado a escola feminina da então Vila de Marco de Canaveses, mas que tinha alguma dignidade para o efeito. Fazem-se os arranjos necessários e obtêm-se condições mínimas de funcionamento.

      Naquele tempo, o peixe era transportado em sacos plásticos e pesado junto às Instalações do Clube, o que era de todo em todo impraticável pois, além de não se repovoarem os rios, constantemente retiravam-se dos mesmos espécimes que no futuro iriam fazer escassear o peixe nos locais onde, normalmente, se praticava a Pesca Desportiva. Hoje, o peixe vai para uma manga e, no final das provas após a sua pesagem é novamente deitado ao seu habitat natural - o rio.

      Não podemos agora deixar de testemunhar um facto triste que ocorreu quando uma equipa do nosso Clube se deslocava para Barcelos, para um Concurso de Pesca, no Rio Cávado. Em Guimarães, junto à passagem de nível existente à entrada daquela cidade, o actual Comandante dos Bombeiros - Babo Ribeiro - acompanhado de sua esposa - D. Alice Massa Ribeiro - teve um pequeno acidente que fez com que a esposa desmaiasse. Voltam para trás os colegas para verificarem se ainda era possível que Babo Ribeiro os acompanhasse dado que o mesmo iria fazer falta à equipa. D. Alice recuperou e possibilitou que o marido fizesse parte da equipa. Eram oito atletas e para gáudio de todos e do Clube, conseguiram oito honrosas classificações.

Data: 2012-05-08